Ministério da Saúde adverte: Anti-Vírus causa dependência
É incrivel como depois de alguns anos usando um sistema operacional inseguro (*cof* Windows *cof*) as pessoas acreditam que para ter um computador seguro é necessário um anti-vírus, mesmo que você esteja usando um sistema que não tenha nenhum vírus “de verdade”.
Um dia desses minha mãe me mandou o link do Avast para Linux para eu instalar aqui.
Eu disse que era inputil, mas ela disse que assim se sente mais segura… O pior é que ela não é leiga, ela usa computadores desde o tempo do DOS 3 ponto-alguma-coisa.
Não adianta explicar que pra um vírus rodar no Linux tem que permitir a execução do arquivo, não é só baixar e executar, não adianta dizer que pra rodar você tem que colocar a senha do administrador.
A coisa mais próxima de um vírus para Linux é o vírus não-viral da Kaspersky Labs. Ele precisa ser executado pelo usuário, só infecta arquivos no mesmo diretório em que for executada (se tiver permissão de escrita para isto) e não é contagioso.
Claro que é possivel criar um vírus (de verdade) pra Linux. Só que é muito mais difícil fazer ele rodar. [tutorial no navegantes.blog]
Você tem que permitir execução, rodar e ver ele reclamar que você não é administrador, rodar de novo como administrador até ele poder estragar algo no seu sistema, não é como no Windows que você só clica no link e escolha abrir e ele começa a detonar o sistema.
Não é algo que alguém faz sem pensar.
[tags]Vírus, Linux, Windows, Segurança[/tags]
Escrito por: Felipe Cepriano, ás 16:57 do dia 8 de abril de 2007
3 comentários
tags:etc, info
Enviar para: rec6 | del.icio.us | digg
3 comentários em “Ministério da Saúde adverte: Anti-Vírus causa dependência”
Deixe um comentário...
Você precisa estar logado para comentar.
abril 8th, 2007 ás 19:35
Eu sou usuário de Windows XP SEM anti-vírus e firewall. Tenho certeza que não há qualquer infecção em meu PC pois adoto políticas de segurança extremamente rígidas, simples assim.
Abraços!
abril 10th, 2007 ás 16:11
Não é o antivírus que causa dependência.
São os vírus que causam paranóia.
abril 19th, 2007 ás 17:27
Pior que se mudasse a mentalidade (leia-se cultura digital) dos usuários, até o Windows seria seguro.