FelipeCN

Ministério da Saúde adverte: Anti-Vírus causa dependência

É incrivel como depois de alguns anos usando um sistema operacional inseguro (*cof* Windows *cof*) as pessoas acreditam que para ter um computador seguro é necessário um anti-vírus, mesmo que você esteja usando um sistema que não tenha nenhum vírus “de verdade”.

Um dia desses minha mãe me mandou o link do Avast para Linux para eu instalar aqui.
Eu disse que era inputil, mas ela disse que assim se sente mais segura… O pior é que ela não é leiga, ela usa computadores desde o tempo do DOS 3 ponto-alguma-coisa.
Não adianta explicar que pra um vírus rodar no Linux tem que permitir a execução do arquivo, não é só baixar e executar, não adianta dizer que pra rodar você tem que colocar a senha do administrador.

A coisa mais próxima de um vírus para Linux é o vírus não-viral da Kaspersky Labs. Ele precisa ser executado pelo usuário, só infecta arquivos no mesmo diretório em que for executada (se tiver permissão de escrita para isto) e não é contagioso.

Claro que é possivel criar um vírus (de verdade) pra Linux. Só que é muito mais difícil fazer ele rodar. [tutorial no navegantes.blog]
Você tem que permitir execução, rodar e ver ele reclamar que você não é administrador, rodar de novo como administrador até ele poder estragar algo no seu sistema, não é como no Windows que você só clica no link e escolha abrir e ele começa a detonar o sistema.
Não é algo que alguém faz sem pensar.

[tags]Vírus, Linux, Windows, Segurança[/tags]

Escrito por: Felipe Cepriano, ás 16:57 do dia 8 de abril de 2007
3 comentários
tags:etc, info
Enviar para: rec6 | del.icio.us | digg

3 comentários em “Ministério da Saúde adverte: Anti-Vírus causa dependência”

  1. Alexandre Fugita:

    Eu sou usuário de Windows XP SEM anti-vírus e firewall. Tenho certeza que não há qualquer infecção em meu PC pois adoto políticas de segurança extremamente rígidas, simples assim.

    Abraços!

  2. Maria Felisbela:

    Não é o antivírus que causa dependência.
    São os vírus que causam paranóia.

  3. j. noronha:

    Pior que se mudasse a mentalidade (leia-se cultura digital) dos usuários, até o Windows seria seguro.

Deixe um comentário...

Você precisa estar logado para comentar.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Proudly powered by WordPress. Code is Poetry.