FelipeCN

Opera 9.5

Depois de muita demora, a Opera liberou um alpha da nova versão do Opera, o 9.5.
Apesar de ser um upgrade “menor”, há mais novidades no 9.5 em relação ao 9.0/9.2 do que do 8.0 até o 9.0. (o 8.5 só serviu pra deixar o Opera grátis, não teve quase nada de novo)

Um resumo delas:

  1. Leve, bem mais leve: Antes o Opera consumia 200MB de RAM por aqui, em uso normal (2 janelas, com uma média de 20 abas no total). Agora ele consome em média 100/120MB.
  2. Mais rápido: Agora o Opera carrega as páginas (ainda) mais rápido. A diferença é pequena, mas é perceptível e deixa o Opera de novo na frente dos outros navegadores
  3. Sincronização com o My Opera: Agora ele sincroniza os seus favoritos e a “Discagem Rápida” entre os seus computadores. Ou com o seu Wii, seu celular ou qualquer outra coisa que rode o Opera 🙂
  4. Busca no histórico: Digamos que você visitou uma página falando sobre o evento da Apple amanhã mas não lembra aonde foi. É só digitar “Apple evento” na barra de endereços que ele vai mostrar tudo no histórico que possui essas palavras. Simples assim 🙂
  5. Janelas na lixeira: Um dos recursos que eu mais gosto no Opera é a lixeira.
    Fechou uma aba sem querer? É só ir na lixeira e recuperar.
    Só que quando você tem mais de uma janela aberta e fecha uma janela sem querer não tem jeito, acaba perdendo tudo. Mas agora a lixeira também guarda todas as janelas fechadas.
  6. Melhoria no Mail: Agora o Opera gerencia os e-mails de uma maneira mais eficiente, gastando (bem) menos memória. Só que para isso, você vai ter que ficar horas esperando ele converter as mensagens (e feeds) antigas para o novo formato…

Mas lembrando, é um Alpha, então pode ter alguns bugs ainda. Aqui ele fechou do nada algumas vezes enquanto convertia as mensagens de e-mail.
E ele mudou quase todos os atalhos de teclado para ficar mais parecido com o Firefox. Bom pra quem está migrando, péssimo pra quem está acostumado com os atalhos antigos. Não tem nem uma opção de usar a configuração anterior, tem que mudar tudo na mão.

[tags]Opera, Browser, Alpha, Muito melhor[/tags]

Escrito por: Felipe Cepriano, ás 21:36 do dia 4 de setembro de 2007
Um comentário
tags:info
Enviar para: rec6 | del.icio.us | digg

Um comentário em “Opera 9.5”

  1. FiliPêra:

    Na verdade há uma opção de retornar aos atalhos antigos sim. É só ir em: preferências > avançado > atalhos > e clicar em Opera 9.2 Compatible, desmarcando a opção Standardad.

    Fora isso, tá perfeito!

Deixe um comentário...

Você precisa estar logado para comentar.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Proudly powered by WordPress. Code is Poetry.