FelipeCN

Apple compra “desenvolvedora” de processadores.

A Apple anunciou a compra da P.A. Semi, uma “desenvolvedora” de processadores.
Ela não tem uma fábrica própria, apenas projeta os processadores.

Curiosamente, os processadores da P.A. são PowerPC e a Apple quase se decidiu por ela ao invés da Intel na última transição.

Mas eu não acho que os Macs voltarão a usar PowerPC.
Isso não só vai deixar os cliente furiosos, porque não podem mais rodar Windows no Mac, como vai deixar muitos desenvolvedores raivosos pelo tempo que perderam portando aplicativos pra Intel.

Então pra que a Apple pode usar o PowerPC?

  1. iPods, iPhones e AppleTV: A Apple não precisa manter compatibilidade nesses campos… E os processadores da P.A. não consomem muita energia, é perfeitos pra dispositivos embarcados.
    Sem contar que com isso a Apple tem ainda mais controle sobre o hardware dela. E como o tio Jobs é maníaco por controle….
  2. iTablet: Um Internet Tablet, como o Nokia N810, com tela entre 5 e 9 polegadas.
    Não seria um Mac tablet, pois não teria processador Intel (e assim, não rodaria Windows nem programas Intel-only como o Soundbooth da Adobe) e não rodaria uma versão completa do OS X, mas algo entre o OS X do iPhone e o OS X “Desktop”.
    O diferencial em relação ao iPhone/iPod Touch seria a tela maior, o maior poder de processamento e a capacidade de rodar dois ou mais programas ao mesmo tempo.
  3. MacBook Air: Um MacBook Air com dois processadores, um próprio e um Intel.
    Está usando o OS X e aplicativos que tenham versão PowerPC? Roda no processador da Apple, mais econômico.
    Vai rodar um aplicativo Intel-only ou o Windows? Liga o processador Intel e o programa roda a partir dele.
    O mais dificil seria fazer o OS X rodar em PowerPC e usar o Intel como auxiliar sem que o usuário perceba. Mas se a Apple conseguir (e se esses processadores da P.A. forem tudo isso mesmo), o tempo de bateria a mais vai valer a pena.

[tags]Apple, Processadores, P.A. Semi, PowerPC, Intel, iTablet[/tags]

Escrito por: Felipe Cepriano, ás 19:13 do dia 23 de abril de 2008
2 comentários
tags:etc
Enviar para: rec6 | del.icio.us | digg

2 comentários em “Apple compra “desenvolvedora” de processadores.”

  1. jardel:

    hmmm.. no caso do iphone/ipod, apple tv eu concordo.

    Já o iTablet você quase citou o extinto projeto newton! Acho meio impossivel eles voltarem a essa idéia, é tao anti-apple pensar num iphone maior, eles nao iriam fazer um “upgrade do produto” assim tao descaradamente, isso é coisa da microsoft! Talvez um tablet estilo wacom apareça, isso sim é bem apple, já q eles sao famosos entreos designers.

    Já a história do mac book air, n sei, n sou nenhum expert, mas n deve ser fácil conciliar 2 processadores (intel duo), entao imagina 2 processadores diferentes? E o macbook já tem dispositivo q desliga sozinho caso vc use demais um processador, ele desliga o outro, ou alguma coisa relacionada ao processador q nao entendi direito (faz a img de um video ficar pixelada por ex).

  2. Felipe Cepriano:

    Jardel, quando eu falei do “iTablet” quis dizer exatamente sobre um revival do Newton.

    O Newton era um ótimo aparelho para a época dele [E tem coisa que ele faz(ia) que nenhum PDA/Smartphone faz até hoje]
    E com essa onda de Eee, acho que seria ótimo pra Apple lançar um Internet Tablet nos moldes do N810, não seria só um iPhone maior, o foco seria outro.
    Eu aposto num Tablet com HD (como o Air), com teclado deslizante (como o N810) e rodando uma versão mais light do OS X e de alguns aplicativos, como o iLife e iWork.

    No caso do Air, é bem dificil fazer algo assim.Eu gostaria muito, mas acho bem improvável. Mas a Apple já me surpreendeu várias vezes no quesito engenharia..

Deixe um comentário...

Você precisa estar logado para comentar.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Proudly powered by WordPress. Code is Poetry.