FelipeCN

OS X para PC oficialmente?

A PsyStar apelou contra a Apple e é possível que a Apple seja obrigada a vender o OS X para PCs.
Eu sinceramente acho isso absurdo, a Apple faz o software e tem o direito de estabelecer onde ele poder ser executado.

Uma das coisas que muitos admiram no OS X é a estabilidade. Os Mac são estáveis porque tem um hardware de boa qualidade, enquanto os PCs podem ter todo tipo de tranqueira – coloque Windows (até mesmo o Vista) rodando em um Mac/Vaio/Lenovo e o resultado não será diferente.

O diferencial da Apple é que ela não vende hardware ou software – ela vende um conjunto dos dois. Tudo feito pra funcionar da melhor forma possível porque a Apple pode testar todo o hardware que ela vende. A Dell, a Sony e a Lenovo fazem o mesmo, mas elas não podem modificar o Windows como a Apple pode fazer com o OS X.
O OS X roda bem em um PC com boa configuração? Roda, mas um bom PC custa quase o mesmo que um Mac. A diferença é muito pequena.
No final, o que vai ter é um monte de gente reclamando que “instalei o OS X no meu Positivo e ele é uma droga, não reconheceu minha placa de rede e o áudio vive travando”. E vai acontecer com o OS X o mesmo acontece com o Windows, que paga pelo hardware de má qualidade.

Levando em conta a obsessão do Jobs por controle, que nem queria que o Macintosh original tivesse expansão para mais memória RAM, dá pra entender porque os Macs são tão fechados (só o Mac Pro permite expansão além de memória e HD) e que a Apple vai fazer o máximo para continuar com a “exclusividade” do OS X.

Se a Apple for obrigada a liberar o OS X para PCs oficialmente, ela terá que aumentar o suporte a hardware – o OS X não suporta processadores AMD e exige SSE3 se não tiver patches – e isso certamente tem um custo. Sem contar que o desenvolvimento do OS X é subsidiado pelo lucro com os Macs.
Sem esses subsidios, aposto que um OS X “Full” custaria U$$999 – U$$100 a menos que o MacBook mais barato. E com o XCode, hoje incluso no OS X, sendo vendido separadamente.

Não tenho nada contra quem usa as versões não oficiais do OS X para PC, porque sabem que o sistema não foi feito para rodar em PCs e que muitas coisas podem não funcionar. Mas querer que a Apple crie drivers e teste o sistema dela em todo tipo de hardware frankstein é querer demais…

[Esse post não foi pro MeioBit por ser parcial demais.]

Escrito por: Felipe Cepriano, ás 15:51 do dia 28 de agosto de 2008
10 comentários
tags:info
Enviar para: rec6 | del.icio.us | digg

Quer ficar isolado no seu mundinho? Tudo bem, o problema é seu.

Hoje entrei no FoxGSM, um fórum sobre telefonia celular, para ver se tinha alguma novidade sobre a Aeiou por lá. Vi que tinha um aviso de mensagem particular nova e fui ver o que era…

Uma mensagem de um dos administradores de lá me informando que cometi uma infração grave e que serei suspenso por 15 dias – isso porque ele está sendo bonzinho, as regras dizem que o usuário será banido.

Qual a infração que eu cometi? Em um tópico sobre a Aeiou, linkei para o meu post no Meiobit a respeito da operadora. O tópico ainda não tinha informações sobre a Aeiou e eu não iria escrever tudo de novo. [E não se tratava de divulgação, o MeioBit não precisa disso… Eu achei que quem frequenta o fórum pudesse se interessar]

Segundo o administrador, eu linkei para um “site não autorizado”. As regras dizem que “Links para fóruns nacionais, sites de Celulares ou apenas menção aos mesmos, é expressamente proibido”. O MeioBit não é um fórum nem site de celular…
Eu nem entendo o problema de citar outros sites/fóruns. São tão inseguros assim a ponto de terem medo de um link?

Ele diz que se depois dos 15 dias eu quiser continuar será bom. Se não, será ótimo – é menos um para eles se preocuparem.
Meu primeiro impulso foi de nunca mais entrar lá, mas lembrei que lá ainda tem alguma coisa que preste, como um tópico com as promoções do mês.
Vou continuar acessando o fórum e lendo o que me interessar. Responder a dúvida de alguém? De jeito nenhum. Vou comer banda (por mais que seja uma parcela ridícula) e não vou devolver nada.
Vão sentir a minha falta? Tenho 99,99% de certeza que não, mas acho que essa é a melhor saída. Não deixo de ver o que o fórum tem de interessante mas não contribuo com nada para ele.

O que achei mais hilário é o administrador falando que “Não estamos interessados em saber o que se passa em sites alheios”. Tudo bem então, viva no seu mundinho. Você que perde.

Escrito por: Felipe Cepriano, ás 14:39 do dia 6 de agosto de 2008
11 comentários
tags:etc
Enviar para: rec6 | del.icio.us | digg

Proposta para disponibilização de banner promocional

Excelentíssimo senador Garibaldi Alves Filho,

Soube dos contratos do Senado Federal com a empresa PARAÍBA INTERNET GRAPHICS para “Disponibilização de banner promocional com a marca do Senado Federal com o link direto para a sua página na web – www.paraiba.com.br, durante 12 (doze) meses consecutivos.” e gostaria, por meio desta, de oferecer o espaço da minha página web (http://felipecn.com/wp/) para a “Disponibilização de banner promocional com a marca do Senado Federal”, aceitando apenas um décimo do valor do contrato para a PARAÍBA INTERNET GRAPHIC, dada a diferença da relevância entre a página www.paraiba.com.br e minha página.

Para assegurar a transparência desta proposta, uma cópia deste e-mail será publicada em minha página web.

Grato desde já,
Felipe Cepriano
http://felipecn.com/wp/

Escrito por: Felipe Cepriano, ás 12:34 do dia 14 de julho de 2008
Um comentário
tags:etc
Enviar para: rec6 | del.icio.us | digg

Ajude a Wikipédia (e outro projeto a sua escolha) e concorra a vários prêmios!

O BR-Linux e o efetividade.net estão fazendo uma campanha para ajudar a Wikipédia e mais um projeto (Creative Commons, JQuery, OpenSSH ou Python Brasil).

Basta publicar o texto a seguir no seu blog e avisar o BR-Linux. É simples assim 🙂

Ajude a sustentar a Wikipédia e outros projetos, sem colocar a mão no bolso, e concorra a um Eee PC!
…e também a pen drives, card drives, camisetas geeks, livros e mais! O BR-Linux e o Efetividade lançaram uma campanha para ajudar a Wikimedia Foundation e outros mantenedores de projetos que usamos no dia-a-dia on-line. Se você puder doar diretamente, ou contribuir de outra forma, são sempre melhores opções. Mas se não puder, veja as regras da promoção e participe – quanto mais divulgação, maior será a doação do BR-Linux e do Efetividade, e você ainda concorre a diversos brindes!

Escrito por: Felipe Cepriano, ás 20:07 do dia 24 de junho de 2008
Um comentário
tags:etc
Enviar para: rec6 | del.icio.us | digg

O título faz diferença….

Meu primeiro post no MeioBit foi sobre um telefone conceito da Nokia, que procura ter uma interface mais amigável.

Quando escrevi o post, quis dizer que ele é o primeiro a realmente concorrer com iPhone, pois tem a mesma essência. [Nos dois casos o que realmente importa é a facilidade de uso, não o monte de recursos que o aparelho tem]

Só um problema: Eu confiei demais no título, que era “Finalmente um concorrente para o iPhone”. No texto só citei as semelhanças por cima.
Mas mudaram o título para um mais objetivo e o sentido do post mudou completamente. Parecia que eu falava que era mais um concorrente do iPhone….

Conclusão? Nunca deixar algo importante no título. Mesmo que não mudem, pode ser que alguém não leia o título e fique sem entender…

Escrito por: Felipe Cepriano, ás 16:44 do dia 9 de maio de 2008
Sem comentários
tags:etc
Enviar para: rec6 | del.icio.us | digg

Novidades….

Agora sou colaborador do MeioBit. 🙂

E como o tanto o Meio Bit como meu blog tem o mesmo foco isso quer dizer que eu devo postar (ainda) menos por aqui….

Escrito por: Felipe Cepriano, ás 19:10 do dia 8 de maio de 2008
Sem comentários
tags:etc
Enviar para: rec6 | del.icio.us | digg

Novidades móveis.

  • HTC Touch Diamond: A evolução do HTC Touch, com 3,5G (HSDPA até 7,2Mb/s), Windows Mobile 6.1, 4gb de memória interna (mais 256MB de ROM e 192MB de RAM), tela VGA, camera de 3.2MP, Opera Mobile e uma versão nova da interface TouchFlo. Tem só 11 milimetros de espessura e uma traseira parecida com o Nokia 7500 Prism.
    Sai em Junho e não tem preço anunciado ainda.
    Por enquanto, ainda prefiro o SE X1 a ele, mas depende de como será a interface dele….
  • iPhone na Itália… Em duas operadoras! Hoje tanto a TIM como a Vodafone anunciaram que vão levar o iPhone pra Itália até o final deste ano.
    Cada vez mais acho que o iPhone 3G será vendido desbloqueado…

[tags]HTC, Touch Diamond, Windows Mobile, Nokia 7500, Apple, iPhone, TIM, Vodafone, Itália[/tags]

Escrito por: Felipe Cepriano, ás 13:46 do dia 6 de maio de 2008
Um comentário
tags:etc
Enviar para: rec6 | del.icio.us | digg

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Proudly powered by WordPress. Code is Poetry.